Somos apaixonados por pessoas, por pregar o Evangelho e por servir à cidade. Somos a Igreja RIO.
Somos RIO, pois, queremos ser como o Rio de Deus que leva vida por onde flui (Ezequiel 47 e Apocalipse 22).
Nossa missão é adorar a Deus, amar pessoas e servir à cidade.
Nosso nome "RIO", reúne as letras iniciais de nosso pilares e o manifesto da nossa visão:
- Sermos Relevantes. Não nos limitamos a espaços religiosos, mas buscamos alcançar nossa cidade em todas as suas dimensões.
- Sermos Integrais. Acreditamos que o Evangelho deve ser pregado em sua totalidade, para todos, indiscriminadamente, e deve atingir todas as áreas de nossas vidas.
- Sermos Orgânicos. Queremos ser mais do que uma instituição religiosa. Somos um organismo vivo, dinâmico e fraterno. Uma comunidade que reconhece a importância de estar conectada com Deus e com outras pessoas.
Somos uma igreja não-denominacional, que segue uma teologia reformada e acredita na contemporaneidade dos dons espirituais.
Nosso propósito é compartilhar a esperança em Jesus. As maneiras de comunicar podem mudar, mas a nossa mensagem sempre será a mesma. Somos discípulos de Jesus e não religiosos.
O nosso coração é para todas as pessoas, elas são amadas por Jesus. Nós não pedimos desculpas em nos esforçar para alcançá-las. Pagaremos o preço para trazer de volta aqueles que estão distantes da casa do Pai. Nós cremos que a nossa luz é melhor vista na escuridão.
Generosidade é sobre dar mais do que é requerido. Nós somos generosos com o nosso tempo, talentos e recursos. Nós somos os primeiros a investir no Reino de Deus. Ele deu ricamente a nós; é a nossa hora dar de volta a Ele.
Nós nos esforçamos para fazer o melhor com o que nós temos. Nós somos pontuais e comprometidos. Nós não fazemos as coisas pela metade. Se nós vamos fazer algo, faremos da melhor forma que pudermos.
Se você é grande demais para servir, também é pequeno demais para liderar. Honramos e nos submetemos aos nossos líderes, e cuidamos e somos gratos pelos nossos liderados. Todos os líderes devem primeiramente ser servos. Desde o estacionamento até o púlpito, todo mundo serve. Cada papel é diferente, mas todos são importantes.
Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita, é infalível em seus escritos originais e é a completa revelação da vontade de Deus para a salvação do homem. Ainda que tenha sido escrita por muitas pessoas e em diferentes épocas, a Bíblia não foi escrita por vontade humana, mas por homens que falaram da parte de Deus inspirados pelo Espírito Santo. Cremos que toda a Escritura aponta para Jesus, e Jesus Cristo é a chave para compreender toda a Bíblia.
Cremos em um único Deus, Criador de todas as coisas e infinitamente perfeito. Ele existe eternamente em três pessoas distintas, porém jamais separadas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Cremos que o Pai nos escolheu antes da criação do mundo e nos predestinou para sermos adotados como seus filhos por meio de Jesus Cristo. O papel específico do Pai na salvação é planejar, dirigir e enviar o Filho e o Espírito Santo.
Cremos que Jesus Cristo é completamente homem e completamente Deus. Como homem, ele foi concebido pelo Espírito Santo, nascido da Virgem Maria e viveu sem pecado. Cremos que o Senhor Jesus morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados e redimir a criação, ressuscitou ao terceiro dia, ascendeu ao Céu em seu corpo glorificado e agora está sentado à direita de Deus Pai como o nosso Sumo Sacerdote e Advogado.
Cremos que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele habita no coração do crente e é o selo que garante a salvação dos fiéis até o dia da redenção. O Seu ministério é regenerar o coração do pecador, convencer os homens do pecado, batizar o cristão e dar poder ao crente para viver uma vida santa.
Cremos que o Espírito Santo capacita os crentes com dons espirituais para realizarem a Sua obra. Esses dons estão presentes hoje. Eles servem para edificação da igreja e são prova do poder de Deus para aqueles que não creem. A distribuição dos dons está totalmente sujeita à vontade do Espírito Santo, que os dá a quem quer e quando quer. O exercício desses dons deve acontecer conforme está descrito nas Sagradas Escrituras.
Cremos que a humanidade foi criada por Deus à sua imagem e semelhança, mas caiu em pecado e afastou-se de Deus. Todas as pessoas são pecadoras por herdarem uma natureza pecaminosa, porém todos pecam de livre vontade e cada um é inteiramente responsável pelo seu pecado. Por suas próprias forças, nenhum homem é capaz de corrigir o seu estado caído e alcançar a redenção.
Cremos que o pecado é a transgressão aos mandamentos de Deus. O pecado teve origem quando Lúcifer deliberadamente se rebelou contra o Senhor. Após a criação da humanidade, Lúcifer enganou Adão e Eva, eles transgrediram aos mandamentos de Deus e pecaram. Dessa forma, o pecado entrou na humanidade e corrompeu-a completamente.
Cremos que a salvação é um dom gratuito que Deus dá ao homem. Ao tomar o nosso lugar na cruz, Jesus possibilitou a nossa salvação. Todo aquele que crer em Cristo como o seu Senhor é salvo, justificado e torna-se filho de Deus. Os verdadeiros cristãos estão eternamente seguros em sua salvação, pois ela está preservada pela graça de Deus. A salvação nunca é alcançada por meio das nossas obras. As boas obras são uma consequência inevitável da salvação, pois o crente deseja viver à semelhança de Cristo.
Cremos que a Igreja é um organismo espiritual composto por todos aqueles que creem em Jesus e foram regenerados pelo Espírito Santo. A Igreja universal é composta por diferentes congregações que servem às suas comunidades locais. A missão da Igreja é sinalizar a presença do Reino de Deus nesta era, e ela cumpre esse propósito quando instrui o povo de Deus na Palavra do Senhor, promove comunhão, cuida dos necessitados e realiza evangelização.
A Ceia é um sacramento ordenado por Cristo que comunica graça àqueles que dela participam. A igreja deve celebrar a Ceia com uma postura reverente de confissão de pecados, lembrando de Cristo e anunciando a Sua volta. Todo aquele que crê em Jesus como o seu Senhor e Salvador pode participar desse meio de graça.
Cremos que o batismo é um sinal que marca a entrada do cristão na igreja visível de Cristo, e um mandamento ensinado por Jesus. Entendemos que o requisito bíblico para o batismo é a fé consciente em nosso Senhor. Portanto, em nossa igreja não batizamos crianças. Os recém-nascidos são apresentados e abençoados diante da igreja, tendo a esperança de que crescerão para participar ativamente da igreja do Senhor. Ao ganharem consciência de fé, serão batizados.
Na RIO realizamos o batismo tanto por aspersão quanto por imersão crendo que ambos são igualmente eficazes. Contudo, quando possível, preferimos o batismo por imersão por crermos que este carrega um simbolismo importante: ao sermos mergulhados na água, somos sepultados como Jesus foi sepultado e saímos da água para viver uma nova vida.
Cremos no retorno visível e corporal de Cristo à Terra para julgar a humanidade. Cremos que nesse dia os mortos ressuscitarão, e o destino de todos será determinado pelo justo Juiz. Os salvos viverão na Nova Terra por toda a eternidade junto a Cristo, enquanto os incrédulos serão lançados no lago de fogo.